Bradiarritmias

Como o próprio nome indica, uma bradicárdia indica um ritmo cardíaco abaixo do ideal para o bom funcionamento do coração e do restante organismo, que corresponde a frequências cardíacas inferiores a 60 batimentos/minuto.

 

BRADICÁRDIA SINUSAL

Caracterizada por um ritmo regular, apresenta frequencias auriculares e ventrivulares < 60 bat/min e as ondas P precedem sempre um QRS (P:QRS: 1:1). QRS tem uma duração normal (0,12seg.) e intervalo PR normal. 

bradicardia sinusal

Geralmente causada por um aumento da estimulação parassimpática. As causas podem ser a estimulação vagal, medicamentos beta-bloqueantes ou outros, EAM, aumento da PIC. Este ritmo pode ser “normal” em algumas pessoas.

Intervenções: Não é necessário qualquer tratamento, a menos que haja uma queda da TA e/ou o nivel de consciência esteja alterado ou se ocorrerem extrasístoles ventriculares.

Tratamento: Inicialmente consiste em Atropina e oxigénio

 


BLOQUEIO AURICULO-VENTRICULAR DE 1º Grau (BAV 1ºGrau)

Ocorre quando existe um aumento no intervalo PR, que traduz uma lentificação da condução do estímulo entre o nódulo sinusal e o nódulo autriculoventricular(Intervalo PR >0,2seg.). No entanto em algumas circunstâncias este ritmo pode ser fisiológico, como é o caso dos atletas de alta competição.

 BAV 1ºGRAU

Causas: Como já foi, pode ser um ritmo fisiológico. Pode também ser causado por doença cardíaca, intoxicação digitálica, efeitos ß–bloqueante, isquémia e miocardite.

Tratamento: Normalmente é um ritmo que não exige tratamento, embora seja necessária a vigilância para que não evolua para uma bradicárdia mais preocupante.


BLOQUEIO AURICULO-VENTRICULAR DE 2º Grau – TIPO 1

(Wenckebach)

É um ritmo irregular em que a frequência auricular excede a ventricular. Caracteriza-se aumento gradual do intervalo PR de sístole para sístole até que existe um momento em que não há condução da onda P. Após a não condução dessa onda, o ritmo volta novamente ao início com ondas P conduzidas, mas que volta a alargar o intervalo PR até falhar novamente a condução.

BAV 2º GRAU TIPO 1

Causas: é um ritmo frequente quando associado a Enfarte Agudo do Miocárdio Inferior, habitualmente transitório que não progride para bloqueio cardíaco completo. No entanto, exige sempre atenção da nossa parte já que se pode dizer: “Nem sempre, nem nunca”.

 Tratamento: Quando assintomático não tem indicação para tratamento.

 

BLOQUEIO AURICULO-VENTRICULAR DE 2º Grau – TIPO 2

É um ritmo irregular em que a frequência auricular excede a ventricular. Caracteriza-se por existirem ondas P conduzidas e outras não conduzidas, sem que tenha que haver uma relação auriculoventricular fixa. P:QRS: P> QRS

BAV 2º GRAU TIPO2

Causas: Pode ocorrer após Enfarte Agudo do Miocárdio da parede anterior.

 Tratamento: Como é um ritmo que pode progredir rapidamente para um bloqueio completo, exige um tratamento eficaz.

 

BLOQUEIO AURICULO-VENTRICULAR DE 3ºGRAU/COMPLETO

Ritmo regular, em que não há correlação entre a despolarização auricular (onda P) e a despolarização ventricular (complexo QRS). As aurículas e os ventrículos batem independentemente uns dos outros e o ritmo lento pode causar isquémia do miocárdio.

bav 3º grau

A frequência do pace ventricular depende do local em que se localiza, o pace no nó AV ou no feixe de His tem uma frequência entre 40-50 bat/min, mas nas fibras de Purkinge tem uma frequência entre 30-40 bat/min, comportando uma maior risco de falência súbita.

Tratamento: Ver algoritmo da bardicárdia.

 

ALGORITMO DA BRADICARDIA


SE ACHAREM QUE A INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA É ESCASSA E QUE A PODEM COMPLETAR É SÓ CONTACTEREM-NOS!!

BONS ESTUDOS!!!

  1. #1 by Liliam Araújo on 21/10/2009 - 12:39

    gostaria de saber o que ocasiona a bradarritmia e qual alimentação se deve ter e o que se deve evitar

    • #2 by Bullriders on 21/10/2009 - 13:10

      Ola!
      Vou tentar explicar de uma forma simples,sem termos técnicos:

      Como foi referido aqui na nossa explicação, a bradicardia pode ter uma causa fisiológica, como no caso dos desportistas que devido à prática de desporto de forma continuada conseguem ter melhores desempenhos cardíacos, sendo que o coração não se esforça tanto para obter os mesmos objectivos que uma pessoa “normal”.

      Pode ainda ser causada por medicação crónica: por exemplo as pessoas que costumam ter um ritmo cardíaco acelerado, geralmente tomam medicamentos cujo um dos efeitos é a diminuição desse mesmo ritmo. Por vezes, a má toma ou toma excessiva desses medicamentos pode levar a intoxicações no organismo, levando assim o ritmo a níveis muito abaixo dos favoráveis.

      Podemos ainda pensar na história do utente, por exemplo historias de enfartes com lesão das fibras condutoras dos impulsos cardíacos, etc…

      Outras situações são causadas/provocam bradicárdias como: hipoglicemias, reacções vagais, etc…

      Em relação à alimentação essa deve ser variada/equilibrada. Optar por maior consumo de vegetais e frutas pois neles encontramos a maior parte dos sais minerais favoráveis ao bom funcionamento do nosso organismo. A ingestão de água deve ser elemento central numa dieta saudável.

      Por vezes as pessoas ingere mais sal ou bebem mais café para aumentarem a tensão ou o pulso: ISSO ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADO!

      O exercício físico controlado também um bom adjuvante, por exemplo: caminhadas de 30 min ou umas voltinhas de bicicleta, ou simples exercícios em casa como levantar uma bola ou fingir que se lavam janelas😀

      Espero ter ajudado mas se ainda tiver duvidas é especificar um pouco mais o que pretende saber, ou melhor ainda contacte o seu Enfermeiro de Família!

      Cumprimentos e continue a visitar-nos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: