HEMOGLOBINA GLICOSADA

A HEMOGLOBINA GLICOSADA, ou glicação da hemoglobina, é o resultado da ligação irreversível da glicose à molécula de hemoglobina contida nos eritrócitos (globulos vermelhos). As hemoglobinas glicadas representam fracções da molécula de hemoglobina e traduzem o valor médio de glicémia durante as últimas 6 a 8 semanas. É utilizado para fazer o acompanhamento das glicémias e confirma a eficácia do tratamento aplicado.

Existem várias classes de hemoglobina glicosada. A mais utilizada é a hemoglobina glicada A1c (HbA1c) que mede-se com maior frequência em diabéticos e para a qual foram estabelecidos níveis ideais. Como os eritrócitos têm uma média de vida de 90 – 120 dias, a HbA1c APENAS será eliminada quando estes forem substituídos. Assim, os valores da Hemoglobina Glicosada são diretcamente proporcionais à concentração de glicose no sangue durante a vida das células vermelhas no sangue.

Os valores normais de A1 c, em porcentagem, oscilam entre 4% e 6%. Já para os portadores de diabetes com bom controle

da doença, os valores considerados normais são os abaixo de 6%. Contudo, como valores até 7% são adequados para evitar as complicações de longo prazo, esse é um nível de corte que indica que o tratamento está adequado. Valores acima de 8% indicam que o tratamento deve ser modificado e aumentam as complicações como a neuropatia, retinopatia e nefropatia. É de salientar que níveis muito abaixo dos normais também são de risco, pois representam uma hipoglicémia.


, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: